sexta-feira, 23 de novembro de 2012

Granizo




O granizo é um fenômeno caracterizado pela precipitação de água no estado sólido, ou seja, em forma de gelo. Essas partículas são transparentes ou translúcidas e apresentam tamanhos e pesos variados, sendo que a maior foi registrada durante uma tempestade em Bangladesh: aproximadamente 5 Kg.
O granizo é formado principalmente nas nuvens do tipo cumulonimbus, que se desenvolvem verticalmente e atingem grandes altitudes. Gotículas de água adentram essas nuvens e, em seguida, são congeladas em razão das condições térmicas (temperaturas inferiores a   0° C). Nesse momento, as partículas de granizo são formadas e, por meio das correntes de ar, se deslocam, fato que proporciona o aumento das “pedras de gelo”. Ao atingirem um peso suficiente para superar as correntes de ar, ocorre a precipitação de granizo.
Em alguns casos, as partículas de granizo são tão pequenas que podem atingir o solo terrestre já na forma líquida. Esse processo depende das condições de umidade, peso e velocidade que o granizo atinge. Contudo, quando as condições atmosféricas são propícias para uma intensa precipitação de granizo, as consequências podem ser desastrosas.
O granizo pode destruir plantações, provocar a queda de árvores, abalar a estrutura de telhados, danificar a rede elétrica, amassar carros, derrubar placas de propagandas, desencadear uma série de transtornos no trânsito, etc. Em caso de uma precipitação de granizo, é aconselhável não ficar debaixo de árvores ou de telhados frágeis.
No Brasil, esse fenômeno é mais comum na Região Sul, sobretudo no estado de Santa Catarina. No dia 15 de novembro de 2010, três cidades catarinenses foram atingidas por precipitações de granizo: Celso Ramos, Joaçaba e Chapecó. Esse acontecimento danificou cerca de 150 residências, deixando mais de 30 pessoas desalojadas.
Por Wagner de Cerqueira e Francisco
Graduado em Geografia
Equipe Brasil Escola
http://www.brasilescola.com/geografia/granizo.htm


Granizo: diferentemente da neve, não ocorre devido à cristalização e sim ao transporte das gotas de água, através das correntes convectivas, para camadas mais frias e altas, resultando em seu congelamento. Definido como chuva congelada que cai em grãos.




Nenhum comentário:

Postar um comentário